ACONTECEU NOVAMENTE, UM "ARLEQUIM" POUPA BRANCO!
É normal, nos arlequins, nascerem aves alaranjadas ou amareladas, mesmo sendo filhos de pais variegados, agora o que me parece ser mais raro é o nascimento de aves completamente brancas; pelo menos em todos os blogues e páginas sobre a criação de canários arlequim não vi um único que referisse o nascimento de "arlequins" brancos o que já não acontece relativamente aos alaranjados ou amarelados! Suponho que nascerão também noutros canaris de criadores de arlequins...
Em 2010 aconteceu que de um casal completamente variegado nasceu um filhote com a cor branco dominante, que na altura aqui referi, o qual se veio a revelar uma fêmea; fiquei bastante contente pois iria dar uma ave, para mim, bastante boa para trabalhar o branco no arlequim, apesar de que como tem a cor dominante poderia eventualmente dar-me aves com a cor amarela. Até este momento essa fêmea não colocou um único ovo pelo que, em principio, irei tentar novamente no próximo ano.
O que é curioso é que este ano, de uma postura de quatro ovos, do casal que se vê na última foto, a única ave que nasceu foi... um "arlequim" poupa completamente branco, sendo que o branco deste canário é recessivo.
O filhote em cima do ninho, ladeado pelo pai, à esquerda, e a mãe, à direita.
Se nascesse um canário branco com variegado nada diria neste espaço, até porque seria uma situação totalmente esperada uma vez que ambos os progenitores, sendo variegados, têm bastante branco, mas... um filhote completamente branco! inclusivê na poupa!
Há um adágio popular que refere que "não há uma, sem duas, nem duas sem três"; vamos ver se se confirma o adágio e no próximo ano ou, quem sabe, ainda este ano referirei situação análoga.
By: Armindo Tavares
Com sua licença Sr Armindo mas não poderia deixar de divulgar este posts.
Parabens
http://canariosarlequimportugues.blogspot.com