Powered By Blogger

Seguidores

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aves Ornamentais





Características Naturais

Ave Ornamental é toda aquela destinada ao ornamento de jardins de casas, chácaras, fazendas e parques. Normalmente, são aves de porte grande, vistosas pelas suas plumas coloridas e de baixa interação com as pessoas.




Espécies


No Brasil, pode-se encontrar mais de 100 espécies distintas de Aves Ornamentais. Trata-se de uma enorme variedade de tamanhos, cores e comportamentos. Dentre as principais famílias consideradas parte deste grupo estão os Faisões, Pavões, Mutuns, Marrecos, Cisnes e Gansos.




Compatibilidade entre Aves Ornamentais
Sociáveis, porém territorialistas, aves de uma mesma espécie e/ou tamanho poderão viver pacificamente, em viveiros normalmente, desde que haja espaço suficiente para todo o grupo.




Manejo

Fáceis de serem mantidas, não necessitam de contato físico com o ser humano. Poderão se acostumar a viver em torno das pessoas se apresentando calmas e tranqüilas. Muitas espécies são fiéis ao espaço de convívio, permanecendo no mesmo local onde foram acostumadas, mesmo quando soltas.




Biologia


Nomes Vulgares deste grupo: Marrecos, Cisnes, Gansos, Faisões, Pavões, Mutuns
Origem: devido à grande variedade de espécies neste grupo, pode-se encontrar aves ornamentais pelo mundo todo, em regiões tropicais, áridas, desérticas, pântanos e muitas outras.
Tamanho: desde os pequenos Marrequinhos de 25cm até Cisnes e Faisões que atingem 110 cm.
Peso : 200 a 4000g

Hábitos: diurno
Consumo de comida: 5 a 10% de seu peso por dia.
Consumo de água: 5 a 30% de seu peso em ml por dia
Ciclo de reprodução: durante a Primavera e Verão
Número de posturas por ano: 1 a 3, podendo chegar até 6 posturas.
Maturidade sexual: a partir de 1 ano.
Período de incubação dos ovos : 30 dias.
Filhotes por postura : quanto menor, mais ovos.
Independência dos filhotes : quanto menores, mais rápida é a independência.
Expectativa de vida : em média 10 anos. Cisnes poderão chegar a até 100 anos.




Acomodação
Em viveiros amplos ou soltos no jardim, com comida e água abundante.




Alimentação

Ração específica para Aves Ornamentais, legumes e verduras frescas.


Veja algumas imagens:




http://www.amazonzoo.com.br/aves_ornamentais.shtm

A Fauna e Suas Belezas !


.

.
Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapãoEles não têm pouso nem portoalimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.E olhas, então, essas tuas mãos vazias,no maravilhado espanto de saberes que o alimentodeles já estava em ti... (Mario Quintana) .

.

.
.

...

...
"A renovação (águia de Fogo) Fenix ...devemos aprender com a águia, a ave que voa mais perto do Céu, que vê longe e também tem mais tempo de vida. Ela pode viver até 70 anos! Mas, para chegar a essa idade, ao chegar aos 40 anos, ela precisa tomar uma decisão muito difícil. Devido às suas unhas estarem muito encurvadas, já não consegue mais agarrar suas presas para se alimentar. E seu bico, longo e pontiagudo, fica curvado, voltando-se contra seu peito. As suas penas crescem e se avolumam demais, de forma que suas asas tornam-se pesadas e, assim, fica difícil para ela voar. Para continuar a viver, ela tem de enfrentar um doloroso processo de renovação, o qual dura 150 dias. Ela se dirige a algum lugar próximo a uma parede – onde não necessite voar. Então, começa a bater o bico contra a pedra, até arrancá-lo. Depois, espera até que lhe cresça um bico novo, para que possa desprender suas unhas, uma por uma. Em seguida, espera que estas cresçam, para que possa arrancar as penas. A águia tem de decidir arrancá-los para que estes sejam renovados. Assim, com o bico, as unhas e asas novas, ela pode voar e sobreviver novamente.”
Related Posts with Thumbnails