Direitos de imagem

Direitos de imagem
"Toda imagem visualisadas neste espaço são de origem do google"

Visitante do: NINHO

Seguidores

terça-feira, 19 de abril de 2011

Maritaca

A Maritaca é um pássaro da família dos psitacídeos e com um corpo de trinta centímetros, sua alimentação baseia-se em frutos e sementes. Maritaca pousada em um tronco da árvore Araucária. Muitas pessoas confundem a Maritaca com o Papagaio, mas a semelhanças, os dois gêneros são da mesma família e são aves barulhentas. As Maritacas vivem em pares e em pequenos ou grandes grupos. A Maritaca possui uma área sem penas em volta do olho e tem um bico forte, seu corpo que chega a 30 centímetros tem uma cauda relativamente curta. Sementes coletadas em copas de árvores, tais como o pinhão do pinheiro-do-paraná(Araucaria angustifolia) e frutos da figueira (Ficus spp), são seus principais alimentos. Os ninhos são construídos em cavidades de árvores, são de 2 a 5 os ovos que são postos pelas fêmeas e chegam a medir cerca de 32X24 mm. Normalmente o macho se encarrega da alimentação, enquanto a fêmea se encarrega da incubação.

  • Classificação Científica: Reino:

  • Animalia Filo: Chordata Classe:
    Aves Ordem: Psittaciformes Família:
    Psittacidae Gênero: Pionus

    Outras Espécies de Maritaca: *Maitaca-de-cabeça-azul, Pionus menstruus

  • *Maitaca-de-peito-vermelho, Pionus sordidus

  • *Maitaca-verde, Pionus maximiliani

  • *Maitaca-de-testa-branca, Pionus senilis

  • *Maitaca-de-cara-manchada, Pionus tumultuosus

  • *Maitaca-asa-de-bronze, Pionus chalcopterus

  • *Maitaca-roxa, Pionus fuscus


  • Outros nomes populares da Maritaca: *Maitaca; *Baitaca; *Humaitá; *Maitá; *Maritaca; *Sôia; *Suia.

  • Fontes: Ambiente Brasil Wikipédia


http://ani-mais.blogspot.com/2010/07/cientista-explica-cor-turquesa-de-ovos.

3 comentários:

  1. Boa tarde achei uma no meu quintal pois ela ja esta com todas as penas mais ela não sabe voar direito pois sera que ela ira voar para junto ao seu bando pois estou criando ela solta no quarto pois tenho a maior dó de ve-la olhando pela janela vendo um bando de maritacas,sera que ela ira embora com seu bando muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cria ela solta mesmo...frutas e girassol...ela gosta....Pode ser um presente de Deus pra voce ,porque se ela se apegar mesmo solta nao vai embora e eh bicho muito inteligente e carinhoso !!!Boa sorte !

      Excluir
  2. Bom Dia !
    Ganhei uma Maritaca de um amigo do meu marido .
    O caso foi o seguinte o irmão dele trouxe um casal da Bahia e deu de presente para o filho deles , acontece que segundo ele o macho fugiu sobrando só a femea , ela e toda verde do peito amarelo , gostaria de saber como posso trata-la , não tenho arvore no meu quintal e tenho medo de soltar visto que ela não sabe voar alto, tbm acho ela muito arisca prq ela bica tanto a gente como o viveiro que deixamos aberto , como posso cuidar para que ela tenha uma vida saudável .

    ResponderExcluir

..


A Fauna e Suas Belezas !


AVES DO MEU TEMPO

smileys falando

.

.
Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapãoEles não têm pouso nem portoalimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.E olhas, então, essas tuas mãos vazias,no maravilhado espanto de saberes que o alimentodeles já estava em ti... (Mario Quintana) .

.

.
.

...

...
"A renovação (águia de Fogo) Fenix ...devemos aprender com a águia, a ave que voa mais perto do Céu, que vê longe e também tem mais tempo de vida. Ela pode viver até 70 anos! Mas, para chegar a essa idade, ao chegar aos 40 anos, ela precisa tomar uma decisão muito difícil. Devido às suas unhas estarem muito encurvadas, já não consegue mais agarrar suas presas para se alimentar. E seu bico, longo e pontiagudo, fica curvado, voltando-se contra seu peito. As suas penas crescem e se avolumam demais, de forma que suas asas tornam-se pesadas e, assim, fica difícil para ela voar. Para continuar a viver, ela tem de enfrentar um doloroso processo de renovação, o qual dura 150 dias. Ela se dirige a algum lugar próximo a uma parede – onde não necessite voar. Então, começa a bater o bico contra a pedra, até arrancá-lo. Depois, espera até que lhe cresça um bico novo, para que possa desprender suas unhas, uma por uma. Em seguida, espera que estas cresçam, para que possa arrancar as penas. A águia tem de decidir arrancá-los para que estes sejam renovados. Assim, com o bico, as unhas e asas novas, ela pode voar e sobreviver novamente.”
Related Posts with Thumbnails