Powered By Blogger

Seguidores

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Aves Ornamentais


Fabiana Matos
As aves estão entre os primeiros animais domesticados do mundo. Mesmo antes de estabelecer-se em povoados o homem tornou-se amigo das aves. A principio, esses pequenos animais, foram as fontes de alimento e sobrevivência. Tempos depois, a beleza do seu canto e de suas cores fez com que conquistassem seu lugar dentre as criaturas que o homem aprecia ter em casa.
As aves exóticas, com seu canto ornamental, faziam parte das grandes civilizações. Segundo conta a história, desde aproximadamente o ano de 4.000 a. C. os reis e a nobreza do Egito capturavam e engaiolavam pássaros coloridos. Esse passatempo era permitido apenas aos ricos da época.
Com o Império Grego, as aves ornamentais passaram a ser apreciadas como símbolo de posição social, poder e riqueza. No período do Império Inca a situação não foi muito diferente. As famílias mantinham vários papagaios e periquitos domesticados.
No período da Renascença, a popularidade dos pássaros cresceu ainda mais. Com a descoberta do Novo Mundo, os europeus que exploravam as novas terras, levaram à Europa uma grande variedade de pássaros exóticos. Com isso, nesse período cresceu o número de viveiros de jardins.
Como já foi dito as aves vem acompanhando o homem há muito tempo. Nos tempos de hoje, sua popularidade continua grande pois elas podem ser encontradas em diversas casas como animais de estimação.
Como comprar – Gostar do animal e ter certeza da responsabilidade são fatores importantes para quem pretende adquirir uma espécie. Esse animal provavelmente vai permanecer na família durante muitos anos, alguns podem viver até 70 anos.Araras azuis Ao adquirir uma ave, o interessado deve prestar atenção em pequenos detalhes como verificar sobre a saúde do animal. Os fornecedores devem permitir que ave seja examinada por um veterinário antes da venda e que permaneça algumas horas em observação.
Outro importante toque para o futuro comprador é saber o local de origem do animal, pois muitas espécies estão ameaçadas de extinção e isso poderá trazer problemas futuros. Não caia no comércio ilegal isso pode ser perigoso.

A Fauna e Suas Belezas !


.

.
Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapãoEles não têm pouso nem portoalimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.E olhas, então, essas tuas mãos vazias,no maravilhado espanto de saberes que o alimentodeles já estava em ti... (Mario Quintana) .

.

.
.

...

...
"A renovação (águia de Fogo) Fenix ...devemos aprender com a águia, a ave que voa mais perto do Céu, que vê longe e também tem mais tempo de vida. Ela pode viver até 70 anos! Mas, para chegar a essa idade, ao chegar aos 40 anos, ela precisa tomar uma decisão muito difícil. Devido às suas unhas estarem muito encurvadas, já não consegue mais agarrar suas presas para se alimentar. E seu bico, longo e pontiagudo, fica curvado, voltando-se contra seu peito. As suas penas crescem e se avolumam demais, de forma que suas asas tornam-se pesadas e, assim, fica difícil para ela voar. Para continuar a viver, ela tem de enfrentar um doloroso processo de renovação, o qual dura 150 dias. Ela se dirige a algum lugar próximo a uma parede – onde não necessite voar. Então, começa a bater o bico contra a pedra, até arrancá-lo. Depois, espera até que lhe cresça um bico novo, para que possa desprender suas unhas, uma por uma. Em seguida, espera que estas cresçam, para que possa arrancar as penas. A águia tem de decidir arrancá-los para que estes sejam renovados. Assim, com o bico, as unhas e asas novas, ela pode voar e sobreviver novamente.”
Related Posts with Thumbnails