Powered By Blogger

Seguidores

terça-feira, 22 de maio de 2012

Cientista explica cor turquesa de ovos de ave tropical

Cientista explica cor turquesa de ovos de ave tropical.

 Aves são normalmente muito cuidadosas no que tange a sua prole.
Elas fazem ninhos no alto de árvores, onde poucos predadores podem alcançar. Algumas espécies também fazem ninhos duros, difíceis de quebrar.
 E as espécies que montam ninhos no solo camuflam os ovos, que acabam se confundindo com seus arredores.
Mas o inhambu-de-cabeça-vermelha (Tinamus major) é uma exceção à regra: são as únicas aves rasteiras que produzem ovos coloridos (turquesa).
o tipo de comportamento que deveria levar uma espécie rapidamente à extinção.
 Mas, ao contrário, o bicho pertence a uma das mais antigas famílias de aves
E, segundo um novo estudo, os ovos brilhantes da espécie ajudam a mantê-los vivos.
 O inhambu-de-cabeça-vermelha é uma ave marrom, com barriga e garganta brancas e com cerca de 40 centímetros de comprimento
Sua cor ajuda a escondê-los entre folhas mortas e detritos no chão da floresta.
Eles praticam uma forma de poligamia conhecida a poligiandria em que um grupo de machos tem uma relação exclusiva com um grupo de fêmeas.
 Qualquer macho do grupo pode se acasalar com qualquer fêmea do grupo.
 Uma vez fertilizada, a fêmea põe cerca de três ovos em cinco ou seis dias.
 Os ovos são depositados diretamente sobre folhas ou entre raízes, sem nenhuma proteção.
Após depositar os ovos, a fêmea transfere a responsabilidade de chocar os ovos para o macho.
 Ele passa os próximos 17 dias sentado sobre os ovos, tentando protegê-los, embora ele não seja necessariamente o pai de todos os filhotes.
 PILHA DE OVOS Se as cores dos ovos estivessem atraindo predadores, os ovos seriam comidos nos primeiros dias após serem postos. Mas isso não acontece, segundo artigo no periódico "Journal of Avian Biology". Patricia Brennan, da Universidade Yale usou câmeras de vídeo para monitorar 39 inhambus em uma floresta na Costa Rica.
 Ela descobriu que a predação era mais comum depois que o macho passou a incubar os ovos. Brennan sugere que os predadores localizam os ovos procurando machos que ficam sentados sobre eles em vez de procurar pelos próprios ovos.
 Cerca de 75% dos ovos de inhambu acabam virando almoço de predador, uma alta taxa de perda, mesmo para uma ave tropical, que normalmente perde mais da metade de sua prole
. A autora acredita que os ovos são coloridos para atrair outras fêmeas de inhambu. As fêmeas normalmente compartilham sítios de deposição de ovos, pondo ovos numa mesma pilha. Uma fêmea que localizar um ovo, aproveita para depositar o seu ali também.
 Faz sentido para uma fêmea colocar seu ovo no monte porque um predador não conseguiria comer todos e poderia comer os ovos de outros inhambus, deixando o seu intacto.
Além disso, o monte iria crescer rápido e, consequentemente, um macho iria começar a incubá-lo logo.
 Se Brennan estiver certa, o hábito das fêmeas de inhambu-de-cabeça-vermelha porem ovos chamativos não é tão arriscado assim: um ovo individual tem menos chances de ser comido se estiver em uma grande pilha do que se estiver sozinho.
 O macho, por outro lado, vai estar protegendo ovos que não são dele.


 Fonte: http://ani-mais.blogspot.com/2010/07/cientista-explica-cor-turquesa-de-ovos.html

A Fauna e Suas Belezas !


.

.
Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapãoEles não têm pouso nem portoalimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.E olhas, então, essas tuas mãos vazias,no maravilhado espanto de saberes que o alimentodeles já estava em ti... (Mario Quintana) .

.

.
.

...

...
"A renovação (águia de Fogo) Fenix ...devemos aprender com a águia, a ave que voa mais perto do Céu, que vê longe e também tem mais tempo de vida. Ela pode viver até 70 anos! Mas, para chegar a essa idade, ao chegar aos 40 anos, ela precisa tomar uma decisão muito difícil. Devido às suas unhas estarem muito encurvadas, já não consegue mais agarrar suas presas para se alimentar. E seu bico, longo e pontiagudo, fica curvado, voltando-se contra seu peito. As suas penas crescem e se avolumam demais, de forma que suas asas tornam-se pesadas e, assim, fica difícil para ela voar. Para continuar a viver, ela tem de enfrentar um doloroso processo de renovação, o qual dura 150 dias. Ela se dirige a algum lugar próximo a uma parede – onde não necessite voar. Então, começa a bater o bico contra a pedra, até arrancá-lo. Depois, espera até que lhe cresça um bico novo, para que possa desprender suas unhas, uma por uma. Em seguida, espera que estas cresçam, para que possa arrancar as penas. A águia tem de decidir arrancá-los para que estes sejam renovados. Assim, com o bico, as unhas e asas novas, ela pode voar e sobreviver novamente.”
Related Posts with Thumbnails