Powered By Blogger

Seguidores

sábado, 16 de abril de 2011

Coleiro

Um bom macho de Coleirinha é conhecido pelo canto, bastante agradável aos ouvidos humanos. Esse canto só não é bem-vindo por outro macho na época da reprodução. Nesta época eles deixam de andar em bandos e marcam seu território com a precisão de um bom latifundiário deixando ficar no pedaço apenas a patroa. Quando outro macho adentra seus domínios, o Coleirinha sai para enfrentá-lo e expulsá-lo. Algumas vezes acontecem brigas, mas não é comum que um dos pássaros saia machucado, pois eles se respeitam. A mesma regra vale para uma fêmea. Só que com uma diferença: se uma fêmea invade o território de um macho, a sua companheira é que se encarregará de expulsá-la. Será que esta cena não lembra um pouco o civilizado cotidiano dos humanos? Sendo um animal de índole pacífica, o Coleirinha adapta-se bem à vida em gaiolas e viveiros. Não fica agitado voando de um lado para outro, não se bate contra as grades e nem se machuca. Ele se limita a cantar, como o Curió e o Azulão, o que faz dele uma isca perfeita para os passarinheiros – caçadores inescrupulosos que o utilizam para atrair outros pássaros e vender no mercado negro. O coleirinha é um pássaro da fauna brasileira. Para criá-lo é necessário obter autorização do IBDF Caso Real Passarinhando. Sempre ouvi dizer de estórias de pescador que são coisa inacreditável, mas esta e de passarinheira. Adoro pássaros e tenho dois canários belgas que gosto muito de ouvi-los cantar.Como é permitido criá-los acredito não esta fazendo nada errado.Mas na semana passada aconteceu um fato inusitado.Minha filha estava na área de serviço e viu um passarinho encima da gaiola do canário.E como ela na sabia que espécie era tentou capturá-lo com uma toalha(RS coisas de passarinheiros). Mas a esperta ave saiu em vôo. Tudo bem o fato foi esquecido, isto era aproximadamente umas dez h da manha. Eu não estava em casa ela me relatou quando eu retornei e achei hilário a maneira dela tentar pega-lo.Assim fui ver meus canários e para surpresa minha e de minha filha a porta da gaiola estava aberta e haviamais uma ave,o coleiro estava lá dentro juntamente com um dos meus canários. Pode ser que não acreditem, mas é a verdade.O batizei de réu confesso. Fui procurar informações sobre a ave ela é silvestre e muito requisitada, pois tem um belo canto, apesar de que existem muitas pessoas que cria. Eu não gosto de aves silvestre lugar deles é no campo livre a povoar o que resta de nossas matas. Veja o tipo da ave que peguei em meu quintal mas já foi colocada livre na Natureza. (Mary Cely)

A Fauna e Suas Belezas !


.

.
Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapãoEles não têm pouso nem portoalimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.E olhas, então, essas tuas mãos vazias,no maravilhado espanto de saberes que o alimentodeles já estava em ti... (Mario Quintana) .

.

.
.

...

...
"A renovação (águia de Fogo) Fenix ...devemos aprender com a águia, a ave que voa mais perto do Céu, que vê longe e também tem mais tempo de vida. Ela pode viver até 70 anos! Mas, para chegar a essa idade, ao chegar aos 40 anos, ela precisa tomar uma decisão muito difícil. Devido às suas unhas estarem muito encurvadas, já não consegue mais agarrar suas presas para se alimentar. E seu bico, longo e pontiagudo, fica curvado, voltando-se contra seu peito. As suas penas crescem e se avolumam demais, de forma que suas asas tornam-se pesadas e, assim, fica difícil para ela voar. Para continuar a viver, ela tem de enfrentar um doloroso processo de renovação, o qual dura 150 dias. Ela se dirige a algum lugar próximo a uma parede – onde não necessite voar. Então, começa a bater o bico contra a pedra, até arrancá-lo. Depois, espera até que lhe cresça um bico novo, para que possa desprender suas unhas, uma por uma. Em seguida, espera que estas cresçam, para que possa arrancar as penas. A águia tem de decidir arrancá-los para que estes sejam renovados. Assim, com o bico, as unhas e asas novas, ela pode voar e sobreviver novamente.”
Related Posts with Thumbnails