Seguidores

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Quetzal




Um símbolo de liberdade

O quetzal é um belo pássaro de plumagens verde-esmeralda com reflexos dourados. Sua cauda longa ondula quando ele voa. Foi escolhido na Guatemala como símbolo de liberdade e sua imagem aparece na moeda do país, denominada"quetzal". Pertence a uma família de pássaros chamados trogões, a qual tem um representante no Brasil, o sucuruá. Às vezes, é chamado de "serpente de penas". Ele foi considerado um pássaro sagrado pelas antigas civilizações americanas. Suas penas eram usadas para rituais, embora o pássaro sempre fosse poupado. As penas da cabeça e das asas são semelhantes às da ave-do-paraíso.


O quetzal vive nos ramos mais baixos das árvores das florestas tropicais do México e da Guatemala, em altitudes que vão de 1.000 a 3.000 metros. É uma ave tranqüila, que pode ficar horas pousada à espera de um inseto que passe ou de uma fruta que caia. Seu canto é um assobio ondulante que fica cada vez mais agudo e cessa repentinamente. Juntos, o macho e a fêmea constroem o ninho, geralmente escondido em um oco de árvore. A incubação é feita por turnos. Quando o macho entra no ninho para cumprir seu turno, ele gira e senta-se de maneira que as penas da cauda fiquem fora do oco.



Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Trogoniformes

Família: Trogonidae



CARACTERÍSTICAS:

Comprimento: 25 a 35 cm

Bico duro e compacto

Macho e fêmea têm aparência diferentes

Pés de 4 dedos

2 a 4 ovos brancos e redondos de cada vez

Período de incubação: 29 diashttp://www.g6-team.net/

..


A Fauna e Suas Belezas !


AVES DO MEU TEMPO

smileys falando

.

.
Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapãoEles não têm pouso nem portoalimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.E olhas, então, essas tuas mãos vazias,no maravilhado espanto de saberes que o alimentodeles já estava em ti... (Mario Quintana) .

.

.
.

...

...
"A renovação (águia de Fogo) Fenix ...devemos aprender com a águia, a ave que voa mais perto do Céu, que vê longe e também tem mais tempo de vida. Ela pode viver até 70 anos! Mas, para chegar a essa idade, ao chegar aos 40 anos, ela precisa tomar uma decisão muito difícil. Devido às suas unhas estarem muito encurvadas, já não consegue mais agarrar suas presas para se alimentar. E seu bico, longo e pontiagudo, fica curvado, voltando-se contra seu peito. As suas penas crescem e se avolumam demais, de forma que suas asas tornam-se pesadas e, assim, fica difícil para ela voar. Para continuar a viver, ela tem de enfrentar um doloroso processo de renovação, o qual dura 150 dias. Ela se dirige a algum lugar próximo a uma parede – onde não necessite voar. Então, começa a bater o bico contra a pedra, até arrancá-lo. Depois, espera até que lhe cresça um bico novo, para que possa desprender suas unhas, uma por uma. Em seguida, espera que estas cresçam, para que possa arrancar as penas. A águia tem de decidir arrancá-los para que estes sejam renovados. Assim, com o bico, as unhas e asas novas, ela pode voar e sobreviver novamente.”
Related Posts with Thumbnails