Nome Popular: Papagaio anacã
Nome em inglês: Red fan parrot
Nome Científico: Deroptyus accipitrinus
Peso: 200 a 300g
Tamanho: 35 cm
Expectativa de Vida: Podem atingir até 60 anos
Alimentação:
Na natureza, alimentam-se de castanhas, frutas silvestres e sementes (principalmente de leguminosas). Em cativeiro são oferecidos, além da ração comercial, frutos, sementes e vegetais.
Reprodução:
Em média, botam de 2 que são chocados por 24 a 29 dias.
Distribuição Geográfica:
Sua área de ocorrência inclui as Guianas, norte do Brasil, sul da Venezuela, sudeste da Colômbia, leste do Equador e nordeste do Peru.
Descrição:
São caracterizados por apresentarem um carijó branco-escuro próximo ao bico. Uma parte da cabeça também tem a mesma coloração. Depois, apresentam penas vermelhas com bordas azuis. Quando ficam irritados, levantam essas penas localizadas atrás da nuca, formando uma espécie de cocar indígena nas cores vermelho e azul. A parte do peito também possui a mesma coloração do penacho, enquanto o resto do corpo e o rabo são verdes. Não é possível distinguir machos e fêmeas por características externas. Sofrem com a destruição de habitat e a captura ilegal destinada ao tráfico de animais. Dos psitacídeos, os Anacãs são os que apresentam maior dificuldade para a reprodução em cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário