Seguidores
sábado, 3 de dezembro de 2011
Estevo
Eles têm o corpo de cor olivácea, cabeça acinzentada, garganta ocre-clara, peito e abdome cinzento-oliváceo, lavado de ocre no meio. Ele é onívoro, ou seja, sua dieta baseia-se em frutos silvestres e insetos, podendo alimentar-se também de pequenos vertebrados, inclusive atacando ninhos de outras aves para alimentar-se de ovos e filhotes. Chegam a ter cerca de 20 cm de comprimento e não apresentam diferenças visuais entre machos e fêmeas. É uma ave extremamente territorialista, onde o macho dominante, através de seu canto extremamente alto, tenta manter afastado outros machos que tentam adentrar seu domínio, essa característica torna o Trinca Ferro um alvo fácil de traficantes de animais.
Com 01 ano de vida os Trinca Ferros estão prontos para reproduzir, sendo que eles fazem ninhos em arbustos a 01 ou 02 metros do chão usando gravetos e folhas grandes, o período reprodutivo vai de agosto a novembro e as fêmeas botam de 02 a 03 ovos que são encubados entre 10 a 15 dias após o inicio do choco. O Trinca Ferro têm um canto forte e melodioso, muito apreciado por quem gosta de pássaros canoros.
O Trinca Ferro verdadeiro, cujo nome Científico é Saltator Similis, é um dos pássaros silvestres mais apreciados e criados no Brasil, na natureza ele é encontrado da Bahia até o Rio Grande do Sul. Devido a sua distribuição o Trinca Ferro acabou recebendo outros nomes, como bico-de-ferro, tempera viola, pixarro, pipirão, estevo, papa-banana (SC), titicão, tia-chica, chama-chico, João Velho e Pixarro. Eles vivem à beira da mata, tanto nas baixadas como nas montanhas.
http://casadospassaros.net/2011/04/saiba-tudo-sobre-o-trinca-ferro-verdadeiro/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário