Seguidores

segunda-feira, 4 de março de 2013

FLAMINGOS







Conheça melhor o flamingo, uma ave resistente à água corrosiva

Texto: Ludmilla Balduino • Fotos: Shutterstock

Quer garantir a animação de sua festa? Convide uma turma de flamingos. Eles adoram dançar e fazer gritaria, pois se comunicam por movimentos e sons.

Na época do namoro, machos e fêmeas fazem uma dança engraçada, andando juntos, movendo a cabeça de lado e gritando.

Quando o bico de um macho encontra o de uma fêmea, os dois começam a namorar e passam a vida juntos. O casal faz um ninho com lama, galhos e folhas e se reveza para chocar o ovo.






Cuidando do filhote

Após cerca de um mês, nasce o bebê, pequeno e bem desajeitado. Depois de uma semana, vários casais deixam os filhotes agrupados e, enquanto um adulto vigia a turminha, outros buscam comida.

Na volta, os pais identificam seu bebê pelo som que ele emite. Aos 6 meses de idade, os filhotes já estão prontos para conseguir alimento, voar e se virar sozinhos. Quer dizer, nem tanto, pois sempre estarão junto de muitos outros flamingos.

As principais características do flamingo

Cor poderosa ➪ As penas ficam rosadas porque ele come algas e crustáceos ricos em caroteno, uma substância vermelha que é absorvida pelo organismo.

Audição ➪ É muito eficiente e permite captar e diferenciar os sons emitidos pelos amigos.

Pescoço ➪ É longo e flexível. A ave pode torcê-lo e ficar com o bico de cabeça para baixo para comer.

Proteção contra ácido ➪ A pele que recobre as patas é resistente a águas corrosivas e cheias de sal, por isso ele pode viver em lagos ácidos.

Pernas ➪ São mais compridas do que o resto do corpo e perfeitas para andar em partes mais fundas de lagos e mangues.

Olhos ➪ São laterais e garantem um ângulo amplo de visão. Eles enxergam bem e têm ótima percepção de cores.

Bico ➪ É grande e tem membranas na parte interna que retêm algas, crustáceos e moluscos.

Alimento especial ➪ Os pais ingerem os alimentos e devolvem na boca do filhote uma pasta rica em proteínas e em caroteno, substância que dá cor às penas.



Você sabia que:

Fósseis indicam que flamingos existem há 7 milhões de anos?
Eles passam um tempão se “penteando” com o bico? Assim espalham no corpo um óleo que impermeabiliza as penas.
Existem seis espécies de flamingo e quatro podem ser encontradas no Brasil?
Flamingos podem beber a água quente de gêiseres?
Na hora do namoro, as fêmeas procuram os machos mais rosados, pois a cor é sinal de saúde?
Já foi avistada na África uma turma com mais de 1 milhão de flamingos?
Ficha do flamingo

Tamanho: até 1,50 metro.
Alimentação: algas e invertebrados aquáticos.
Tempo de vida: cerca de 40 anos.
Onde vive: lagos de todos os continentes, exceto Oceania e Antártida.
Eles dormem apoiados numa perna só




Consultoria: Isaac Simão Neto (analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres – Cemave/Ministério do Meio Ambiente) e Jader Marinho-Filho (professor do depto. de zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília).


http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/o-flamingo-nasce-branco-e-fica-rosado-por-causa-do-que-come-saiba-tudo-sobre-a-ave


Nenhum comentário:

Postar um comentário

..


A Fauna e Suas Belezas !


AVES DO MEU TEMPO

smileys falando

.

.
Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapãoEles não têm pouso nem portoalimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.E olhas, então, essas tuas mãos vazias,no maravilhado espanto de saberes que o alimentodeles já estava em ti... (Mario Quintana) .

.

.
.

...

...
"A renovação (águia de Fogo) Fenix ...devemos aprender com a águia, a ave que voa mais perto do Céu, que vê longe e também tem mais tempo de vida. Ela pode viver até 70 anos! Mas, para chegar a essa idade, ao chegar aos 40 anos, ela precisa tomar uma decisão muito difícil. Devido às suas unhas estarem muito encurvadas, já não consegue mais agarrar suas presas para se alimentar. E seu bico, longo e pontiagudo, fica curvado, voltando-se contra seu peito. As suas penas crescem e se avolumam demais, de forma que suas asas tornam-se pesadas e, assim, fica difícil para ela voar. Para continuar a viver, ela tem de enfrentar um doloroso processo de renovação, o qual dura 150 dias. Ela se dirige a algum lugar próximo a uma parede – onde não necessite voar. Então, começa a bater o bico contra a pedra, até arrancá-lo. Depois, espera até que lhe cresça um bico novo, para que possa desprender suas unhas, uma por uma. Em seguida, espera que estas cresçam, para que possa arrancar as penas. A águia tem de decidir arrancá-los para que estes sejam renovados. Assim, com o bico, as unhas e asas novas, ela pode voar e sobreviver novamente.”
Related Posts with Thumbnails