Família Turdidae
As aves do post Aves do brasil I e II, famílias: Turdidae, Mimidae, Coerebidae, Thraupidae, Lembetizidae, Parulidae, Icteridae, Fringilidae, Passeridae, Anhingidae, Threskiornithidae, Tityridae
Sabiá Laranjeira/ Rufous Bellied Thrush (Turdus rufiventris)
É a ave símbolo do Brasil, propensa a dialetos regionais de seu canto, desenvolvendo um canto fraseado complexo ou simplesmente um canto medíocre. Canta até de madrugada durante o período de acasalamento. Toma banhos demorados de chuva, após arranca as minhocas do solo úmido ou bica frutos.
Sabiá barranco ou sabia de cabeça cinza/ Pale breated Thrush (Turdus leucomelas)
Agressivo, domina o lugar onde se alimenta e durante o período de acasalamento.
Sabiá poca/ Creamy bellied Thrush (Turdus amaurochalinus)
Frequentemente no solo emite um som distinto "póc" em alerta quando se aproxima estranhos, sempre balançando a cauda. Toma banhos em riachos empedrados, captura cupins alados, come flores e assedia pomares.
Familia Mimidae
Sabiá do campo/ Chalk browed Mockingbird (Mimus saturninus)
Forrageia mais o solo em bando misto de aves campestres. Andam pelo solo bicando sementes e insetos ou alimentando-se de frutos nos galhos: apreciam banana, mamão e abacate. O bando separa-se no solo mantendo um sentinela empoleirado no alto. Costumam abrir ambas as asas e a cauda em exibição. desenvolvem um amplo repertórios de cantos, chamados e podem imitar o canto de outras aves.
Familia Coerebidae
Cambacica/ bananaquit (Coereba flaveola)
Passarinho popular, procura néctar perfurando a base das flores com seu bico fino. Oportunisas, costumam beber em bebedouros domésticos e consomem pequenos insetos e frutos.
Família Thraupidae
Bico de veludo/ Cinnamon Tanager (Schistochlamys ruficapillus)
Migratória, alimenta-se de frutos e insetos nas copas. Frequentemente encontrada aos casais, expande sua área de ocorrência com os desmatamentos.
Saíra de chapéu preto/ Hooded Tanager (Nemosia pileata)
Tem a região loral branca e os olhos amarelos, porém estes são escuros no juvenil. É visto aos casais associados a bandos mistos nas copas à procura de frutos, insetos e néctar.
Saí canário/ Orange headed Tanager (Thlypopsis sordida)
Lembra um canário da terra na plumagem e no canto. Vive me grupos mistos à procura de frutos e pequenos artrópodes.
Pipira vermelha/ Silver beaked Tanager (Ramphocelus carbo)
Vive em grupos composta de mais fêmeas do que macho. Ocasionalmente formam congregações em certas árvores frutíferas ou durante a floração de certas árvores. Consome frutos, insetos e néctar. Às vezes, canta de madrugada. O macho se xibe frente à femea com a cabeça e o bico apontados para cima; com o corpo na vertical e a plumagem inflada, semelhante a uma esfera, exibe o tom purpúreo da garganta e do peito, ao mesmo tempo em que agita as asas e abre a cauda em leque.
Sanhaçu cinzento/ Sayaca Tanager (Thraupis sayaca)
Fora do período reprodutivo, torna-se nômade, dispersando-se em grupos e acompanhando a frutificação sazonal de certas fruteiras.
Sanhaço de coqueiro/ Palm Tanager (Thraupis palmarum)
Insetívoro, captura cupins em revoada, embora procure frutas em pomares. Seu canto é alto e facilmente chama a atenção.
Saíra amarela/ Burnished buff Tanager (Tangara cayana)
Vive aos casais ou pequenos grupos associados a bandos mistos ou em grupos monoespecíficos.
Fonte do texto e Imagens
Fonte do texto e imagens
http://areiaquecanta.blogspot.com/
Seguidores
sábado, 15 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário