terça-feira, 29 de junho de 2021

Aves do pantanal



Ao contrário de outras espécies de beija-flores, vive, principalmente, na borda da mata, cerradões e cerrados. Acostuma-se com os ambientes urbanos e penetra nas cidades. Muito agressivo, ataca outros beija-flores e cambacicas ou sebinhos visitando as “suas” flores. Ágil, mete-se no meio dos arbustos nessas lutas rápidas; chega a acompanhar a fuga do opositor.

Também ataca aves maiores, inclusive gaviões e tucanos, quando aproximam-se do ninho.
Em julho/agosto visita as flores do cambará, mantendo territórios de alimentação fortemente defendidos. Tanto em vôo quanto pousado, a longa cauda em forma de tesoura (razão do nome comum) destaca-se em sua silhueta (foto). Comumente, cruza o rio Cuiabá ou o São Lourenço, em vôos altos, rápidos, quando a silhueta característica permite identificá-lo.

Nas horas mais quentes do dia, pousa no interior de arbustos ou árvores e pode ficar chilreando longamente. Antes de fazer os vôos de ataque, emite um dois estalos rápidos e sai em perseguição. Se o outro beija-flor pousa, fica rodeando-o até esse retomar o vôo, escoltando-o para fora do território imaginário.

O tom esverdeado da plumagem, como acontece nas cores iridescentes dos beija-flores, aparece unicamente sob condições perfeitas de iluminação. Fora essas situações, geralmente é percebido como de um tom azul marinho ou negro, com um tufo branco na base das pernas.


https://ednene.wordpress.com/2008/12/07/passaros-do-pantanal/


Aves do Pantanal


Vários pássaros do nosso Brasil estão na região do Pantanal,  existem milhares de espécies de aves, vou postar alguns nesta primeira parte.  Aliás, quem sabe este post ajude a concientizar as pessoas de como a natureza pode ser muito bela e que deve ser conservada como está.

Tem alguns pássaros conhecidos em todo Brasil e no mundo, como a Arara Azul, a Andorinha, o  Anu, etc…,  que também aparecem em vários estados.

São todos pássaros silvestres, é proibida a criação em cativeiro, só mediante a aprovação do Ibama.

https://ednene.wordpress.com/2008/12/07/passaros-do-pantanal/

terça-feira, 15 de junho de 2021

Saiba Tudo Sobre o Canário-da-terra

 


O canário-da-terra, cujo nome científico é Sicalis Flaveola, pertence a família Thraupidae e em inglês é conhecido como Saffron Finch. A espécie também é conhecida como canário-da-terra-Verdadeiro, Canário-da-Horta, Canário-da-Telha, Canário-do-Campo, Chapinha, Canário-do-Chão, Coroinha e Cabeça-de-Fogo. A criação de canário-da-terra é bastante popular, especialmente por conta do belo e forte canto desta ave.




O canário-da-terra, cujo nome científico é Sicalis Flaveola, pertence a família Thraupidae e em inglês é conhecido como Saffron Finch. A espécie também é conhecida como canário-da-terra-Verdadeiro, Canário-da-Horta, Canário-da-Telha, Canário-do-Campo, Chapinha, Canário-do-Chão, Coroinha e Cabeça-de-Fogo. A criação de canário-da-terra é bastante popular, especialmente por conta do belo e forte canto desta ave.


Canario da Terra: Guia Completo de Criação e Reprodução Com Fotos



1 Distribuição do canário-da-terra

2 Leia estes textos para mais informações sobre o canário-da-terra

3 Características físicas do canário-da-terra

4 Canto do canário-da-terra

Distribuição do canário-da-terra

Ele é uma ave originária da América do Sul, sendo encontrado na Colômbia, Equador, Venezuela, Peru, Brasil e Argentina. No Brasil, pode ser encontrado em todo o Sudeste, Sul e em boa parte do Nordeste.



Os canários vivem em campos secos, áreas de agricultura, caatinga, bordas de matas, áreas de cerrado, campos naturais, pastagens abandonadas, plantações e jardins gramados. Quando não estão no período de acasalamento costumam ficar em bandos, podendo chegar até a grupos com dezenas de indivíduos.


Leia estes textos para mais informações sobre o canário-da-terra

Curso como criar canário-da-terra

Alimentação para canário-da-terra

Como reproduzir o canário-da-terra

Baixar canto de canário-da-terra

Características físicas do canário-da-terra

O tamanho aproximado do adulto é de 14 centímetros, apresentando uma cor amarelo-olivácea com estrias enegrecidas nas costas e próximo das pernas. As asas e a cauda são cinza-oliva, as pernas são rosadas e o bico tem a parte superior cor de chifre e a inferior é amarelada.


As fêmeas e os filhotes tem a parte superior do corpo na cor olivácea, com as penas acinzentadas. Com aproximadamente 4 a 6 meses de idade, os filhotes machos começam a cantar e levam cerca de 18 meses para adquirir a plumagem amarela características dos machos adultos.



 

Canto do canário-da-terra

O seu canto é muito admirado por ser forte e estalado. Normalmente um mesmo macho possui três cantos, sendo um durante o dia, outro durante a madrugada, que é mais longo e áspero, e um terceiro, mais melodioso e baixo, que ele usa na época de reprodução.


Se você está procurando algum canário a venda fique tranquilo, pois existem inúmeros criadores espalhados pelo Brasil. Com certeza é possível encontrar um próximo da sua casa.



https://casadospassaros.net/canario-da-terra/