terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Tristeza...Me desculpem.


Olá boa noite hoje passei o dia todo chateada,não sou ornitóloga mas crio alguns canarios.Motivo egoismo por gostar de seu canto.
Só crio belgas pois são autorizados pelo IBAMA.
o comercio é livre,pois reproduzem-se facilmente.
Tenho ou seja tinha um canário há mais de dois anos.Cantava muito e dobrava seu canto .Um artista aplicado e melodioso.
Mas hoje cedo ao acordar tive a ingrata surpresa de ver que algum animal se apossou dele me deixando de lembrança algumas poucas penas.
Não conseguir entender,mas fazer o que não é.Como na casa que moro tem arvores nas proximidade.Acredito que foi alguma coruja, ou popular bacurau.Cadeia alimentar tem destas coisas.Decidir não vou criar mais.Ficaarei na saudade,mas este sentimento faz parte do meu viver.

Beija-flor


Beija-flor não é passarinho



É isto mesmo que você acabou de ler. O beija-flor não é passarinho, mas o corvo é. O pequenino beija-flor 'joga no time' da ema e do tuiuiú, ou seja, é uma ave.



Mas afinal, qual a diferença entre ave e passarinho? Para um leigo é mesmo difícil entender, já que essas espécies não se distinguem por características físicas que saltam aos nossos olhos, como o tamanho, por exemplo. O corvo, o maior dos passarinhos, é bem maior do que as aves beija-flor e papagaio, por exemplo.



O pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em aves, Luís Fábio Silveira, explica que o que conta não é o tamanho, mas as características anatômicas que eles compartilham. Os Passeriformes (passarinhos) compartilham algumas características anatômicas, especialmente nos pés, além de um tipo de arranjo ósseo no palato (os ossos que formam o assoalho do crânio) que é único entre eles.



Até entre os cientistas há controvérsias sobre se o número de ordens de aves é mesmo 25. "Entretanto, há um consenso geral de que a ordem Passeriformes compartilha um único ancestral comum e agrega cerca de 60% de todas as espécies de aves conhecidas". Luís Fábio dá uma dica importante para nós, leigos: "Todo pássaro é uma ave, mas nem toda ave é um pássaro, porque os pássaros têm que, necessariamente, pertencer à ordem dos Passeriformes". Ou seja, na dúvida se o animal é ave ou passarinho, aposte na ave. Não tem erro.





http://eptv.globo.com/terradagente/terradagente_interna.aspx?270929